top of page
Buscar
  • Foto do escritorInês Costa

para que serve cada pincel de maquiagem!

Atualizado: 29 de mar. de 2018


Descubra qual o pincel de maquiagem ideal para aplicar qualquer produto e criar diferentes efeitos na sua make. Chanfrado, gordinho, com cerdas longas... são muitas as opções!


Agora é hora de aprender qual pincel de maquiagem escolher para cada momento da sua maquiagem.


Pincel para sombra: Muitas paletas de sombras já vêm com um pincel de maquiagem, aquele bem comum, pequenininho, com uma esponja na ponta. Eles funcionam bem ao longo da pálpebra, mas existem opções melhores para quem quer fazer um acabamento uniforme. São três!

Para esfumar: eles são fofos, gordinhos, com cerdas curtas e achatadas, normalmente bem pequenas. São essas cerdas curtas, aliás, que vão ajudar a você a esfumar a sombra com mais precisão.


Para marcar o côncavo: deve ser gordinho, mas pode ser cilíndrico ao invés de chato. O melhor é que suas cerdas formem uma ponta, assim vão se encaixar perfeitamente na linha que marca o côncavo.


Para delinear: uma boa dica de make é usar a própria sombra para delinear os olhos. Para isso, use um pincel de maquiagem chanfrado, chato e angular.


Pincel para pó facial: O pincel de maquiagem ideal para aplicar o pó é grande (o maior do kit!), com cabeça larga e fofa. Suas cerdas são longas, de pontas arredondadas e bem macias, o que possibilita que grandes áreas do rosto sejam cobertas de uma só vez. É isso que vai garantir a suavidade na aplicação, deixando a pele o mais natural possível.



Pincel para iluminador: Como a intensão é aplicar o iluminador o mais superficialmente possível, o pincel de maquiagem específico para esse produto normalmente é bem mais grosso. O modelo em leque é perfeito para quem adora aplicar o produto por todo o rosto, já que deixa o efeito super suave.


Pincel para blush: Mais grosso, o pincel de blush normalmente tem cerdas naturais e aderem bem ao produto. É fácil identificar esse modelo no seu kit de pinceis, já que ele é o segundo mais grosso e serve para dar retoques nas têmporas e na região das maçãs do rosto.


Pincel para fazer contorno:

Se você não abre mão de uma maquiagem com um bom strobing, minha dica é usar um pincel de maquiagem com ponta angular (com as cerdas na diagonal). Eles são perfeitos para quem quer usar o pó mais escuro para criar diferentes efeitos, como afinar o nariz ou diminuir a impressão de testa grande.


Pincel para bronzer:

Adora usar a maquiagem para criar a impressão de bronzeado de sol? Então escolha um pincel arredondado, gordinho e denso. Ele distribui igualmente o bronzer ao aplica-lo por todo o rosto e pescoço. Fica lido e bem natural!


Pincel para base:

Se assim como eu, você também prefere a base líquida, minha sugestão é usar um pincel de maquiagem chamado Língua de Gato. Ele tem um formato bem achatado e arredondado na ponta. Esse formato vai te ajudar a espalhar o líquido uniformemente, do centro do rosto para fora – além do pescoço e colo – em movimentos circulares.


Pincel para delineador:

Não tem jeito: delineadores líquidos ou em gel exigem um pincel de maquiagem específico. Na hora da compra, escolha um com a ponta fina e bem firme. Aliás, quanto mais fina for a ponta, mais efeitos você será capaz de criar.


Pincel para corretivo:

Achatado, fino e menor que o pincel de base, esse pincel de maquiagem é quadradinho ou com as extremidades estreitas, o que ajuda a camuflar olheiras e marcas de acne com precisão. Uma dica: dê leves batidinhas com o pincel até criar uma fina cama do corretivo. Assim seu rosto não ficará com manchas desiguais.


Pincel para sobrancelhas:

O único pincel de maquiagem que você deve usar na área das sobrancelhas é o famoso “escovinha”. Você já deve ter reparado naquele pincel que de um lado é uma escova, no outro, um pente fino. Comece usando o pente para pentear suas sobrancelhas, sempre para cima e com movimentos de dentro para fora. Esse mesmo pente, aliás, pode ser usado para separar os cílios quando eles grudam na aplicação da máscara.

Depois, use a escovinha para aplicar a sombra na sobrancelha, começando de dentro para fora, com movimentos leves. Assim, as falhas serão cobertas e suas sobrancelhas, bem delineadas.


Pincel para os lábios:

Ainda tem dificuldades para aplicar batons escuros? Então use um pincel para os lábios, bem achado, estreito e de cerdas finas. Ele vai ajudar você a fazer o contorno dos lábios com precisão. Depois, use o mesmo pincel ou um modelo parecido, mas um pouco mais grosso, para espalhar o batom por todo o lábio.


E olha só as novidades!


Beauty Blender: Com a intenção de uma maior aderência da base por todo o rosto, a maquiadora de Hollywood, Rea Ann Silva criou a Beauty Blender, esponja cor-de-rosa em formato de gota com aplicação bem simples. Basta dar colocar uma pequena quantidade de base nas mãos, e espalhar o produto no rosto dando leves batidinhas com a esponja. A Beauty Blender virou sensação por todo o mundo por deixar a maquiagem bem uniforme e com aspecto natural, o que fica ideal para não deixar o restante da make pesada. Uma dica: use a ponta da esponja para aplicar a base em ângulos mais estreitos do rosto, como laterais do nariz, cantos dos olhos e contorno dos lábios.

Pincel escova oval: Criada especialmente para bases grossas e de alta cobertura, a escova oval veio direto do exterior e já virou paixão por aqui! Ela proporciona uma cobertura de base muito uniforme e bem assentada na pele, criando um efeito polido perfeito e o acabamento natural.


Então, é isso!

Tirei as dúvidas de vocês?

Qual pincel vocês mais usam?

Qual foi novidade para você?

Me conta aí nos comentários. Beijos!

75 visualizações25 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page